quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Carne: comer ou não comer? Eis a questão.



No último post falei sobre um desafio pessoal, mas não expliquei o que era por medo de que eu não conseguisse cumprí-lo. Duas semanas após tomar minha decisão, percebi que as coisas não são tão difíceis quanto eu pensava. Então vamos lá: o desafio era parar de comer todo tipo de carne. Isso mesmo, nada de carne de boi, porco, peixe, frango, frutos do mar, etc. A decisão veio após a polêmica do resgate dos beagles. Não, não sou ativista, na verdade nem gosto muito de cachorros (minha paixão é por gatos), mas não pude deixar de refletir sobre o assunto.

Quando eu vi a reportagem na TV fiquei um pouquinho abalada e com dó dos cachorrinhos, afinal eles são tão fofinhos, não é mesmo? Mas depois pesquisei sobre o assunto e vi que a pesquisa em animais é obrigatória e amplamente praticada para praticamente TUDO, desde cosméticos até remédios. E eu é que não deixo de comprar um remédio quando estou doente. Antes que alguém apareça me xingando nos comentários: eu não sou à favor da pesquisa em animais, pesquisei sobre os métodos e vi que eles sofrem bastante com isso, apesar dos cuidados dos laboratórios para que este sofrimento seja o menor possível. Mas também não dá pra negar que infelizmente na maioria dos casos os testes acontecem (e diga-se de passagem precedem os testes em humanos, então não venham com comentários do tipo ''testa em você'' ou ''testa na sua mãe'', porque testes em humanos são realizados sim).

Mas enfim, não vim aqui pra falar disso. A questão é: muita gente que ficou indignada com os testes nos beagles (me incluo nisso) continua comendo carne, e a maioria não se importa com o sofrimento dos bois, galinhas, porcos etc que muitas vezes são criados em ambientes minúsculos, sofrem maus tratos e são alimentados além do necessário (às vezes a força), além de receberem hormônios que aceleram o crescimento (isso acontece muito com os frangos, já que todo mundo quer comprar um frango com coxas e peito grandes, não é?). Os frangos geralmente são abatidos ainda jovens para obter uma carne mais macia (crescem rapidamente por causa dos hormônios). E então eu pensei: isso é realmente necessário? Eu realmente preciso comer animais para obter proteína? E a resposta foi não.

Eu fiquei pensando no meu gatinho amado. Há alguns anos fiquei chocada com a notícia do resgate de gatinhos de um caminhão que havia tombado em algum país asiático (China, talvez). Os gatos eram para um restaurante, este foi o meu choque. Mas na hora eu não percebi que estava sendo meio hipócrita, afinal, bois e galinhas são animais também, oras. Sem contar que a pecuária é um dos principais fatores que contribuem para o desmatamento e poluição atmosférica (é gente, as vaquinhas e boizinhos soltam muitos gases, não é brincadeira! rs). E os recursos gastos para alimentar animais para a indústria alimentícia são enormes! Damos toneladas de grãos a animais para gerar uma quantia muito menor de carne (do que se consumíssemos os grãos, por exemplo).

Não quero que ninguém fique ofendido com meu post, isso foi uma decisão minha e não quero ser a dona da verdade. Poucas pessoas sabem da minha escolha, e eu não fico enchendo o saco delas pra tentar fazer com que elas mudem de opinião também. Cada um sabe o que faz - como eu já disse, não sou ativista. Também não estou colocando muita pressão em mim mesma. Se eu não conseguir, tudo bem, posso diminuir meu consumo de proteína animal - comer apenas um ou dois dias por semana, por exemplo. Acho que já valeria alguma coisa. Eu nunca comi carne de forma exagerada, e também não era algo que me fazia uma falta enorme, então decidi tentar. Tenho um amigo vegetariano e o convívio com ele me fez perceber que não é tão difícil assim, afinal eu como tudo que ele come (não tenho frescura de não comer legumes e verduras) e muitas vezes eu preparava refeições para nós dois, ou vice-versa.

Se eu não conseguir, pelo menos vou me reeducar. Mesmo que eu goste de vegetais, não costumava comer muito, e agora nem preciso dizer que estou comendo bastante né? rs Por enquanto não tive nenhum momento de crise, mas se tiver eu conto aqui (não quero esconder os fatos e vender uma imagem que não é real).

Essa semana me diverti tentando coisas novas, e outras nem tanto. Achei uma receita ótima de hambúrguer de abóbora e estou me deliciando aqui rs. Também fiz bolinho de espinafre com farinha integral assado (esse já não é novidade pra mim), que é ótimo também. Hoje no jantar, por exemplo, comi arroz integral, lentilha, beterraba cozida, alface e hambúrguer de abóbora com um pouco de queijo derretido por cima. Nham Nham!

Aos poucos vou contando como está sendo minha experiência, e também a reação das pessoas rsrs. Por enquanto pouca gente sabe, como eu disse. Teve gente que riu, mas quando viu que eu estava falando sério não deu palpite, meu namorado amou, mesmo não sendo vegetariano, e meu pai não gostou nem um pouco (ficou todo preocupado achando que eu estava comendo mal).

Também pretendo me consultar com um nutricionista, pois apesar de saber que muitos vegetais tem mais proteínas que carne (folhas escuras como espinafre, por exemplo), ainda acho que não estou comendo uma quantidade suficiente de proteínas. E também tem a questão da vitamina B12 etc etc etc. Enfim, é bom falar com um especialista.

Por enquanto é isso. Me desculpem pelo texto enorme e, aos não-vegetarianos: por favor, não se sintam ofendidos. Talvez eu até coloque algumas receitas que eu for tentanto aqui, vamos ver =).
E obrigada pelos comentários. Fico mais animada quando recebo retorno de alguns leitores =D

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Mais uma vez

Aqui estou de novo, retornando depois do meu milésimo sumiço... Muitas coisas aconteceram nesse meio tempo. Voltei para o Brasil mês passado, mas a vida não tem sido muito boa, as coisas estão meio estranhas. Mas enfim, voltei.
Comecei a ir à academia, uma aqui perto de casa. Os instrutores são bonzinhos e apesar da academia não ser chique, é muito boa. Uma das instrutoras me passou dois programas de exercícios para alternar. Eu demoro mais ou menos uma hora e uns minutos pra fazer, mas pra falar a verdade parece que é muito menos, o tempo passa bem rápido.
O que está difícil mesmo é a alimentação. Fico em casa pensando nos problemas e dá vontade de comer o mundo.

Estou com um desafio pessoal. Por enquanto não vou contar aqui pois não quero me pressionar muito a ponto de falhar. É só um teste, talvez semana que vem eu explique, conforme as coisas forem evoluíndo.

Por enquanto é isso. Me desejem sorte e foco rs, cansei desse vai-e-vem =)

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Desânimo

Uma hora a empolgação acaba, e a rotina toma conta. O clima volta a ser chuvoso, cinza e frio. As coisas no estágio não parecem mais dar certo.  A vontade acaba. O que fazer? Continuar, (in?)felizmente. Pensando bem, felizmente, ainda que a felicidade não pareça estar presente. 
Hoje foi um dia desses. Aliás, a semana tem sido assim. Mas não desisti. Aqui estou eu na academia, ainda que seja tarde. Hoje não fui ao estágio porque meu tutor tinha algum compromisso importante. E minha meta era acordar cedo, ir à academia e fazer meus trabalhos. E quem disse que eu consegui? Acordei tarde, tomei café e fiquei enrolando na internet. Fazendo as contas, vi que muito provavelmente não vai dar tempo de fazer minhas tarefas. Bom, pelo menos não faltei à academia como queria. É, eu estava com MUITA preguiça, e desânimo total. Cansei dessa história de intercâmbio, queria estar em casa, tranqüila, assistindo a um filme sem ninguém pra me encher o saco. 

.... 

Esse texto era o rascunho de ontem, que escrevi enquanto estava na bicicleta, na academia.  Meu ânimo não animou nem um pouco, muito pelo contrário, parece que está ficando cada vez pior. E quando eu to melhorando sempre vem um filho da puta pra me atazanar e me deixar pra baixo de novo. O resultado disso é que eu quero mais do que nunca ir embora desse lugar. Cansei de tudo: do estágio, do frio, das brincadeiras idiotas, da comida (mesmo que eu cozinhe pra mim mesma, sinto falta de ingredientes que não encontro aqui), das comparações, da distância, de tudo. Quero minha casa, meus amigos, minha faculdade, meu namorado, minha vida de volta. Não achei que teria outra crise dessas de novo....
Pelo menos não desisti dos exercícios e da alimentação saudável, estou firme ainda. Acho que é a única coisa na minha vida daqui que eu realmente quero que permaneça comigo. Já cansei de todo o resto, e só quero que isso tudo acabe logo para eu poder ir embora sem olhar pra trás.

sábado, 10 de agosto de 2013

Adeus celulite!

Essa semana estava triste porque me pesei e tinha voltado para 70.4kg. Tenho que parar com essa mania de ficar me pesando todo dia. Não fazia isso antes, acho que é porque estou meio ansiosa. Estava assim a semana inteira, até que resolvi me olhar no espelho enquanto me trocava pra ir pra academia ontem. Fiquei surpresa quando vi que minha celulite está diminuindo muito! Como quase todas as mulheres desse planeta, eu não escapei da maldita celulite. Em especial na bunda kkkk, e tinha um furo que me incomodava demais. E não é que ele está sumindo? Fiquei muito feliz!

Inclusive hoje acordei tarde e meus amigos queriam passear. Saí correndo rapidinho e fui pra academia. Não deu tempo de fazer todos os exercícios, mas pelo menos fiz a parte de cardio (esteira, bicicleta e elíptico), que é o que queima mais calorias.

Agora que estou vendo resultados, ainda mais em relação à celulite, não vou parar mais :). Estou bem empolgada!

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Xô 70kg!

Hoje acordei feliz. Estou quase oficialmente fora da casa dos 70kg. Ontem foi dia de pesagem para um desafio no Facebook e eu queria confirmar se o resultado de ontem era verdadeiro, pois fiquei surpresa. E não é que é verdade mesmo? A balança apontou 69.9kg. Não poderia estar mais feliz, ainda mais porque ontem foi um dia péssimo e eu quase faltei na academia! Ufa, ainda bem que foi quase. Se eu tivesse ficado no meu quarto choramingando meu dia não teria melhorado em nada, e ao ir à academia acabei me distraindo um pouco também :).

sábado, 3 de agosto de 2013

Jeitinho brasileiro

Sabe o famoso jeitinho brasileiro de deixar tudo pra última hora? Pois é, eu também sou assim. Mais uma vez deixei meu projeto emagrecimento para a "última hora". Daqui a seis semanas volto para o Brasil, e não emagreci NADA do que eu queria. Quer dizer, até perdi uns 4kg há uns meses atrás, mas recuperei rapidinho e estou na estaca zero mais uma vez.

Hoje dei um passo adiante e fui na academia falar com uma das instrutoras. Ela me passou um programa de exercícios mais completo, então agora não vou ficar mais só no esquema esteira-bicicleta-elíptico como sempre. Achei que seria chato fazer exercícios localizados mas acabei descobrindo que é muito melhor do que ficar a vida toda num exercício só.

O programa que ela me passou é mais ou menos o seguinte: esteira, bicicleta e elíptico por uns 10 minutos cada, depois exercícios localizados para as pernas (três aparelhos intercalados, com algumas repetições), exercícios para os braços/parte superior, e por último umas abdominais e afins.

Comecei hoje já e gostei. Ela disse que esse programa pode ser utilizado por 6 semanas e que eu posso aumentar o tempo (da bicicleta, esteira, etc) e a intensidade dos exercícios localizados quando eu ''acostumar''.

Minha meta é perder uns 12kg (sair dos malditos ~72kg e chegar nos 60kg). Para a minha altura o peso ideal pode chegar a 50kg, mas sei que nunca vou pesar isso (esse era meu peso quando eu tinha uns 12 anos e usava calça 38 kkk). Sou realista, pela estrutura do meu corpo se eu pesar 50kg estarei muito magra, nunca fui muito magra, e nem quero ficar asssim. Estava bem comigo mesma quando pesava 60kg, apesar de ter vergonha e me achar gorda (como eu era boba). Só que a diferença é que quero ter o corpo um pouco mais firme. Sempre tive quadril largo, bumbum grande e coxas grandes, mas dessa vez quero ficar com um pouco mais de músculo- não necessariamente definida, só que não toda molenga rs.

Sei que vai demorar alguns meses para eu emagrecer, mas não me importo. Não estou com pressa. Se eu perder uns 2kg até voltar pro Brasil está bom. Quando eu chegar lá eu continuo até a minha meta e mantenho.

Também voltei a usar o aplicativo Fat Secret, no qual eu mantenho um registro de tudo que eu como e dos exercícios que faço. E estou usando um outro que não me deixa esquecer de beber água, ele fica dando uns alarmes de tempo em tempo, é muito útil =).

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Atualizando

Acho que hoje foi o primeiro dia em muito tempo em que eu comi corretamente. A quantidade de água que bebo ainda está bem abaixo do necessário, vou começar a me cobrar mais.
Aos poucos a vida está entrando nos eixos e os problemas que citei no post anterior estão se resolvendo.
Por enquanto é só =/

sábado, 11 de maio de 2013

Voltei

Voltei e atualizei os contadores. Vou recomeçar do zero. Só tem um problemão que está me incomodando, nem consigo dormir mais. Quanto tudo passar (ou não) eu conto aqui. Por enquanto não quero falar no assunto. E só =S

terça-feira, 23 de abril de 2013

Sumida

O tiro saiu pela culatra. Eu disse que queria emagracer até meu namorado chegar, né? E o plano era me controlar durante a viagem com ele, certo? Pois é, fiz tudo errado. Ele chegou, a saudade era grande e a vontade de comer todas as coisas novas que o Reino Unido tinha a oferecer também. Resumo da ópera: depois de chocolate de Guinness, chocolate de Baileys, laranja de chocolate (a-do-ro!), ovo de Páscoa da Thorntons, fish and chips, chocolate de whiskey, balinhas de goma Haribo, Philadélfia sabor chocolate (sim, é uma delícia) e comida pronta quase todos os dias (sem dinheiro para comer fora e sem tempo/espaço pra cozinhar o jeito era comprar comida pronta no mercado =/) meu peso voltou à estaca zero. Ou pior, abaixo de zero... Não briguem comigo. Sei que fiz errado, admito.

Essa semana me pesei mais ou menos, sem compromisso, de roupa mesmo e em um lugar do quarto com piso torto. E lá estava eu encarando o maldito número na balança: setenta-e-poucos quilos.
Sei tudo o que tenho que fazer, e irei fazer. Quinta-feira vou à academia de manhã, prontofalei! Por que só quinta-feira? Porque à noite a academia é lotada, hoje não dá mais e amanhã eu tenho aula de manhã cedo.
Não estou muito encanada com isso, me martirizando. Sei o que tenho que fazer e pronto. O que tá dificil mesmo é aguentar uns comentários sem sentido. Tem gente que acha que comer pouco e ficar 2h na academia é bom, e apesar de já ser magro comemora quando a balança marca um quilo a menos (ok, nada contra a pessoa querer emagrecer, mas se toca né, se passar 2h na academia à base de um copo de suco o ponteiro da balança vai baixar por perda de músculo né errrrr). Sério gente. Ouvi até ''dieta da lua'' em uma frase. Socorro.



sábado, 2 de março de 2013

Projeto Ana Gostosa e academia no sábado

Fuçando na internet descobri mais uma inspiração: a Ana Maria, autora do blog ''Tá e daí?!''. Há cerca de um ano ela decidiu mudar sua vida e se tornar mais saudável. Resultado: -35kg! É mais uma prova de quem quer consegue.
Assisti a alguns vídeos que ela publicou e amei! Vou colocar um aqui:


Hoje posso dizer que dei mais um grande passo! Acordei cedo em pleno sábado e fui para a academia \o/. Ainda por cima tentei correr um pouquinho, só pra me acostumar com a idéia. Quero começar a correr e sei que tem que ser aos poucos, no meu ritmo, e daí vou aumentando o tempo enquanto me acostumo.
Ainda por cima resisti a uma super tentação: bolo de chocolate com cobertura de brigadeiro. Sim, eu consegui! Uma das meninas que mora aqui na universidade fez o tal bolo ontem, e ela e mais uma se reuniram na cozinha hoje para comer, bem na hora do almoço. E sabem o que eu fiz? Comi meu frango com arroz, beterraba e creme de espinafre. O bolo ficou o tempo todo em cima da mesa, bem na minha frente e eu juro que não senti nenhum pingo de vontade de comer. Parece que finalmente estou entendendo minhas prioridades, afinal de contas, eu já conheço o sabor de bolo de chocolate, não preciso ficar comendo. O que eu quero agora é ter o prazer de me sentir bem. 
Quando era mais nova, lá pelos meus 14 anos pesava mais ou menos uns 58 quilos. E me achava gorda! (Como eu era boba né?). Tinha vergonha de usar vestido porque achava que ficava feio. Eu não entendia que era diferente das outras garotas por já ter me desenvolvido, tinha cintura fina, quadril largo e bumbum grande (é, mesmo magra sempre tive um bumbum ''avantajado'', digamos assim rs). E eu me achava gorda só porque não era igual às outras meninas. Hoje meu sonho é voltar a ter o mesmo corpo de  6 ou 7 anos atrás. Claro que se eu não conseguir chegar no peso que eu estabeleci não vou pirar, o que importa é eu me sentir bem =).




sexta-feira, 1 de março de 2013

Disciplina e piso torto

Cheguei da academia agora há pouco. Após minhas recaídas, estou mais rígida comigo mesma. Tolerância zero!
E parece que a autora do livro Pense Magro sabe ler mentes. Logo agora que eu estava fugindo da RA as tarefas do livro ensinam como controlar os desejos repentinos e coisas do tipo. Fiz também o cartão ''EU NÃO TENHO ESCOLHA'' (é, bem assim mesmo). Fiz três e colei um no espelho do banheiro, um na carteira e outro no tablet, ou seja, em lugares que vejo com frequência.
Essa semana descobri um produto novo: leite de amêndoas. Tem inclusive de arroz e de avelã, além do de soja. Comprei um de amêndoas para experimentar e amei! Uma ótima alternativa para substituir o leite de vez em quando e dar uma incrementada na RA.

Outra coisa que eu descobri (na verdade já sabia, mas só me dei conta agora) é que o chão do meu quarto daqui da universidade é todo torto (oi?). Não sei porque, o acabamento é de carpete, mas parece que tem um ''piso" de madeira por baixo, e daí por estar velho provavelmente, está todo desnivelado. Tá, e daí? Bom, é praticamente impossível se pesar na balança desse jeito né, ela fica inclinada e nunca  mostra o peso correto. Tentei no banheiro também mas o piso não é 100% alinhado, então não adianta nada. Me pesei umas 10 vezes com a balança em lugares diferentes e cada vez deu um peso diferente hahaha.
Solução? Me pesei na academia na saída, e depois me pesei mais umas 15 vezes em vários lugares do quarto até descobrir um em que o peso fosse igual ao da outra balança. Pronto hahaha. Agora já sei, tenho que me pesar perto da porta do quarto rs.

Bom, como decidi, vou resirtir bravamente às tentações. Hoje por exemplo os outros brasileiros vão se juntar na minha cozinha e comer lasanha, suflê e brigadeiro. E eu? Vou comer meu franguinho, beterraba, pepino, e de sobremesa gelatina. Vai ser bem assim agora, afinal, no pain no gain.

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Na luta

Me pesei na quinta-feira para o projeto Coelhinhas da Playboy do grupo #pensandomagro do Facebook. O objetivo do projeto é perder 3kg até a Páscoa (500g por semana), e teve início dia 15 de fevereiro. Quando  o projeto começou eu tinha acabado de sair da minha fase pé na jaca que mencionei anteriormente, e estava com 68.9kg de novo. Ao me pesar essa semana fiquei super feliz em ver 67.5kg na balança. Ufa, que alívio!

Mas ontem cheguei tão cansada da faculdade à tarde (passar o dia inteiro tentando montar um circuito não é nada legal =S) que deitei pra descansar ''um pouquinho'' e acabei acordando só 4h depois(!!!). Nem preciso dizer que matei a academia né? =S

Hoje, pra completar, botei na minha cabeça que queria comer bolo (oi?). Não sosseguei até achar uma receita razoável e ir pra cozinha me aventurar. Mas claro que bolo sem batedeira nem sempre dá certo, e que fazer as coisas na pressa nunca dá certo, e por fim o bolo ficou daquele jeito né. Mas quem disse que eu aguentei esperar que ele esfriasse pra comer só um pedacinho à tarde? Pois é, devorei um pedação do bolo morno mesmo. E me arrependi, claro. Então mais uma regra pra mim mesma: nada de bolos, chega! Com isso já somam-se quatro regras: nada de chocolate, refrigerante, doces e bolos (é, eu sei, tava burlando a regra dos doces com o bolo, então voltei a contar os dias sem doce do zero).

Portanto, meu saldo atual está assim: - Dias sem:
Doces: 0 =/
Refrigerante: 30
Chocolate: 25
Bebidas alcóolicas: 32 (nem sinto mais vontade de tomar cidra =])

Hoje vou à academia, claro, pra pelo menos minimizar  o estrago.
E o bolo? Ah sim, esse vai pro lixo porque eu sei que não consigo me controlar! (Sei que é feio jogar comida fora, mas como ninguém mais vai comer, é melhor jogar fora do que comer tudo de uma vez e destruir minha RA).

Prometo que um dia faço um tópico mostrando as coisas diferentes que tem aqui no Reino Unido (frutas, legumes, verduras, iogurte, etc). Tem muita coisa legal pra dar uma incrementada na RA. Não sei se vai fazer alguma diferença publicar isso porque todo dia vejo que, apesar do blog ter uma quantia considerável de acessos, pouquíssimas pessoas parecem se interessar pelos posts. Mas enfim... Vou continuando por enquanto...



domingo, 17 de fevereiro de 2013

Vai-e-vem =/

Só foi eu comemorar a perda de peso que as coisas começaram a dar errado. Me descontrolei durante a semana e o resultado foi 68.9kg de novo! =/ Quase caí pra trás quando vi o número na balança, pensei em largar tudo e assumir que sempre vou estar acima do peso.

Para dar uma ajuda resolvi voltar a ler o Pense Magro, da Judith S. Beck. Foi ótimo, pois percebi que não adianta nada eu ficar lamentando e me culpando, pois não é assim que as coisas funcionam. Só porque errei não quer dizer que devo insistir no erro. Percebi que cometi muitos deslizes porque não lia meu cartão de vantagens de emagrecer ou meus cartões de enfrentamento, mesmo tendo colocado alarmes no celular como lembrete.

Estou no dia 5 do programa e a tarefa de hoje é comer devagar, uma coisa que eu nunca faço. Segui uma das dicas do livro e programei meu celular para tocar a cada 2 minutos. Assim, passava dois minutos comendo devagar e parava de comer por dois minutos. Tenho que me acostumar a prestar atenção no que e no quanto eu como, e comer devagar vai me ajudar a alcançar isso.

Pois é... Lá vou eu de novo... Desistir jamais, recomeçar sempre.

sábado, 9 de fevereiro de 2013

-1.6kg \o/ e viagens



Ontem era dia de pesagem, mas saí correndo para a aula e acabei esquecendo completamente. Só fui lembrar à noite, sem problemas, me pesaria hoje manhã. A minha companheira de academia insiste que eu emagreci um pouco, mas não notei diferença alguma. Eis que a surpresa agradável veio: -1.6kg!
Nossa, nem acreditei na hora que vi a balança marcando 67.6kg. Nem me lembro a última vez que pesei isso. Tá, eu sei que ainda falta muita coisa, mas não posso deixar de ficar feliz! Isso só dá forças pra continuar. =)

No fim do próximo mês meu namorado vem me visitar aqui no Reino Unido. Tínhamos combinado que iríamos viajar para alguns lugares da Europa (tá, eu sei que o UK também faz parte da Europa, o que eu quero dizer é ir para o continente- já que a Grã-Bretanha é uma ilha né). Descobri que tenho pouquíssimo-íssimo-íssimo dinheiro e tivemos que mudar nossos planos =/. Caso continuássemos eu iria ter que passar três meses com pouco mais do dinheiro correspondente a um mês =S. Sei que fiz errado, e que poderia ter economizado mais, mas agora já foi, não adianta chorar.

Em compensação resolvemos viajar somente pelo Reino Unido e Irlanda. Apesar de não ser o que tinhamos planejado e sonhado, acho que vai ser maravilhoso de qualquer jeito! O que importa é que estaremos juntos =).
Mesmo mudando os planos vou ter que economizar uma quantia razoável, o que não vai me permitir sair (cinema, pubs, viagens para lugares próximos, etc) por três meses. Vai ser meio difícil, mas por outro lado será ótimo: vou ter um grande motivo para não cair em tentação e comer porcarias (uma barra de chocolate custa em média £1, o mesmo preço de dois pacotes de salada, ou um pacote com seis maçãs, que com certeza duram bem mais e são infinitamente mais saudáveis =]).

Ontem comprei as passagens de trem para buscá-lo no aerporto. Quero fazer uma surpresa pra ele: esperá-lo no portão de desembarque internacional usando um vestido (ele adora quando eu uso vestido, se eu estiver mais magra vai ser um incentivo maior ainda para eu fazê-lo =D).

É isso aí, não vou desistir! Inclusive hoje vou à academia, não importa que é sábado rs.



quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Livro da Camys

Hoje quando voltei da aula de manhã tive uma maravilhosa surpresa: meu exemplar do livro da Camilla Pires (http://pensandomagro.net/) havia chegado. O prazo para a entrega era lá pela segunda semana de fevereiro, ou seja, chegou muito antes! (Comprei no Amazon.com, dos EUA, e como estou no Reino Unido iria demorar um pouco ata chegar).

Nem preciso dizer que amei, né? Até chorei lendo, me emocionei. Aliás acho que o livro chegou na hora certa, pois estava começando a me desviar da minha meta e perder o foco. Semana passada fui até Londres para ver um show (da cidade onde eu moro em Gales até Londres demora umas 3h30 de trem) e nem preciso dizer que no meio da empolgação de estar em uma cidade grande me joguei nas guloseimas né?   Ainda mais Londres, que eu amoShame on me, I know.... 

Bom, agora felizmente voltei a tempo de cair na real e não me afundar mais ainda. Tenho que lembrar que seu eu cometer um deslize não quer dizer que eu posso simplesmente pensar "agora já era, vou terminar de enfiar o pé na jaca" e cometer mais um monte de deslizes em seguida.

Estava até com preguiça de ir à academia hoje, mas o livro me fez pensar "o que eu vou ganhar se eu faltar?". Pois é, a resposta é simples: NADA. Se tivesse ficado aqui no quarto só iria jogar meu dinheiro fora, perder a motivação e demorar mais para alcançar minha meta. Inclusive resisti à tentação de me pesar depois que voltei de viagem. Dane-se se eu recuperei os primeiros gramas perdidos, eu posso perdê-los de novo! Não vou deixar que isso me faça desistir, e sim que sirva de lição para eu não desistir de mim mesma.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Academia

Bom, como eu disse no último post, comecei a ir na academia. No primeiro dia eles só mostraram mais ou menos como usar cada equipamento e deram algumas dicas para iniciantes. Conheci uma menina da Romênia (!) e agora combinamos de ir juntas. Ontem foi o segundo dia, e por enquanto eu estou só na esteira, no elíptico e bicicleta. Mas quero fazer algumas aulas, talvez pilates e mais alguma de exercícios específicos (cardio ou musculação, por exemplo).

Estava lá e vi uma aula que me chamou a atenção. Tinha pouca gente - só uns 5 rapazes e uma garota - e pelo que parece era aula de circuitos (segundo o folheto com os horários da academia). Me arrependi de não ter esperado a aula acabar pra falar com o instrutor, fiquei muito interessada. Bom, talvez semana que vem né?

Não achei que iria ficar tão animada assim rs. Ainda mais que encontrei alguém pra ir comigo! A minha amiga brasileira disse que não vai poder ir agora porque está sem dinheiro por enquanto (a gente paga os 9 meses de uma vez), mas um dos brasileiros disse que vai essa semana também =)

E estou comendo corretamente, a cada 3h, muita salada, uma porção de proteína magra, um pouco de carboidrato... Ontem quando cheguei da academia resolvi fazer ovos mexidos. Coloquei um ovo mais uma clara, com cogumelos frescos refogados e tudo bem temperadinho e com pouco sal. Ficou muito bom! =)

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

O primeiro passo


O primeiro passo foi dado. Paguei a academia da universidade por um período de 9 meses e marquei a aula introdutória para hoje mesmo. Até quis colocar a foto do recibo da aula introdutória aqui hahaha, vai ficar como um lembrete, para marcar o dia em que eu realmente decidi começar a me mexer.

Fiquei tão empolgada que até saí para uma caminhada, no frio mesmo. E como sempre, encontrei várias pessoas correndo (aqui o pessoal se exercita bastante, pode estar 1 grau lá fora mas sempre tem gente correndo). Não caminhei muito, foi só pra matar a saudade mesmo rs. E na volta tocou no rádio a mesma música que tocou uma outra vez que saí pra caminhar toda empolgada. A música é Right Now, do Van Halen e eu acho que tem muito a ver com este momento =). Enquanto ouvia a música e prestava atenção na letra eu ria comigo mesma rs.




Right Now

Don't wanna wait 'til tomorrow
Why put it off another day?
One more walk through problems
Build up, and stand in our way. oh

One step ahead, one step behind it
Now you gotta run to get even
Make future plans don't dream about yesterday, hey!
Come on turn, turn this thing around

(right now!)
Hey! it's your tomorrow
(right now!)
Come on, it's everything
(right now!)
Catch your magic moment
Do it right here and now
It means everything

Miss a beat, you lose a rhythm
And nothin' falls into place
Only missed by a fraction
Slipped a little off your pace

The more things you get, the more you want
Just trade in one for another
Workin' so hard to make it easy
Got to turn, come on
Turn this thing around


A tradução está disponível aqui. (Não coloquei no post porque iria ficar enorme rs).
-
Hoje me alimentei corretamente. De manhã tomei iogurte, chá e panqueca com amoras e um pouquinho de xarope de maple (quis dar uma variada rs), no almoço comi bastante salada, peito de frango temperado com ervas e pouquíssimo sal (adorei, só vou fazer assim agora, os temperos fizeram com que eu não sentisse falta nenhuma do sal), uma colher de sopa de polenta e lentilha no lugar do feijão. De sobremesa comi uma maçã =) e agora vou fazer um lanchinho - a aula da academia é daqui a uma hora e como faz 3h que eu almocei, já está batendo uma fominha =).

Até mais =D



segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Reviravoltas




Passei a semana me arrastando e lamentando. E o que adiantou? Nada!
Em compensação li bastante os blogs Pensando Magro e Nosso Peso Ideal, que são verdadeiros exemplos de determinação e superação. Decidi parar de lamentar e começar a me mexer.
Fui na academia da universidade - que é aqui do lado do meu prédio- e perguntei sobre preços, horários, etc. Já até montei uma planilha com os horários das minhas aulas na faculdade e as aulas da academia. Não vou fazer todas, lógico, mas pelo menos quero ir à academia todos os dias (exceto domingo). Eles tem aulas de bicicleta, cardio, aeróbica, yoga, pilates e mais um monte de coisas. Tem até um grupo para pessoas que querem emagrecer, com reuniões semanais.

Agora eu estou vendo o que eu estava perdendo esse tempo todo. Para eu não me esquecer nunca dos motivos pelos quais eu quero emagrecer pendurei minha calça rasgada (nas coxas, como sempre) na porta do meu guarda-roupa, de modo que eu a veja todos os dias. Também escrevi cartões de enfrentamento e colei-os no armário da cozinha, e selecionei fotos de antes e depois e de pessoas magras para servir de inspiração, irei imprimí-las e colar em lugares que eu veja sempre.

Falei com a outra brasileira que está estudando aqui e ela aceitou ir na academia também. Vai ser ótimo porque com alguém para me acompanhar vou ficar mais animada.

Não quero que meu namorado venha me visitar aqui e encontre a mesma gordinha de sempre. Fiquei contabilizando quantas coisas boas eu estou perdendo por não estar contente com meu peso, e são muitas!

Por fim, estabeleci metas para me ajudar a ter disciplina: 1 mês sem chocolate e 1 mês sem refrigerante. Já fiz isso mais de uma vez e lembro que não senti falta nenhuma dessas coisas. Eu me descontrolo quando tento comer só um pedacinho, não resisto. Mas se eu botar na minha cabeça que eu não posso, que prometi a mim mesma, então eu consigo.

Ah, e hoje comi direitinho: no café tomei um iogurte, comi uma fatia de pão e tomei chá inglês com leite. Antes de ir para a faculdade (tive prova hoje) comi um punhado de uvas verdes e no almoço comi espinafre refogado com cogumelos frescos, um pouquinho de polenta (cozida, não como polenta frita), lentilha, salada e frango. Estava tudo muito boommm, melhor do que se tivesse comido pizza congelada hahaha.

Bom, por enquanto é isso. Tenho que estudar para a prova de amanhã e já enrolei demais rsrs.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Sem foco

Perdi a vontade totalmente... Cada hora é uma coisa: antes das férias era o frio, os trabalhos da faculdade, a viagem para organizar; durante a viagem não pude comer direito pois tinha pouco dinheiro e tempo; e agora que voltei as desculpas da vez são o frio e a semana de provas que está chegando.

A viagem de final de ano foi ótima e não aconteceu nada fora do previsto. Só gastei bastante dinheiro (lógico, não tem como fugir disso) e comi muita porcaria. Impossível comer bem com pouco dinheiro e tempo disponíveis (viagem de pobre é assim, a gente tem que correr pra dar tempo de conhecer cada cidade). Acabou que andamos todos os dias, o dia inteiro - era a única forma de economizar dinheiro e ver o maior número de atrações turísticas que podíamos.
No fim acho que as nossas andanças equilibraram as porcarias que comemos, pois me pesei quando cheguei  e vi que emagreci cerca de 500g (?). Não é quase nada, mas só o fato de não ter engordado depois de comer tanta pizza e macarrão na Itália já é um alívio.

Só que as andanças trouxeram consequências não muito agradáveis: as duas calças que levei rasgaram nas coxas e vou ter que jogar fora. Tive que levar pouca roupa porque o vôo da ida era de uma companhia aérea de baixo custo, ou seja, só podia levar uma mala de 10kg como bagagem de mão (e como a mala pesa 2.5kg, só pude levar 7.5kg de roupas, acessórios, itens de higiene etc para uma viagem de 10 dias). Nos dois últimos dias tive que vestir minha legging com uma meia calça por baixo, porque minhas duas calças jeans já estavam sem condições de serem usadas. Sem contar que minha bota nova, que comprei em setembro, ficou com a sola do pé esquerdo toda gasta e eu fiquei andando toda torta - e daí o pé direito está doendo até hoje, sendo que cheguei em ''casa'' dia 2.

Vai gorda, come pizza, toma Coca-Cola, come chocolate! Bem-feito pra mim!

Mas parece que ainda não aprendi. Adivinhem o que eu comi hoje: sim, pizza congelada e Coca-Cola! Que anta!!!! E enquanto isso a academia da universidade está aqui do lado, a 200m do meu prédio, vazia.

Pra piorar as coisas, ontem à noite um dos meus colegas chegou de viagem e nos chamou para ir em um pub. Até aí tudo bem. Eu poderia ter tomado um pint de cidra e ponto. (Obs: pint é uma unidade de volume utilizada no Reino Unido, EUA, Austrália etc. Aqui no Reino Unido 1 pint equivale a aproximadamente 568mL. E cidra é uma bebida tradicional britânica/irlandesa feita geralmente de maçã, mas pode ser de pêra também. Não é igual às que são vendidas no Brasil, que são super doces e tem gosto de refrigerante, aqui a cidra lembra um pouco algo entre cerveja e champagne, mas não é tão amarga quanto essas duas bebidas).
Enfim, bebi três, isso mesmo, TRÊS pints de cidra! E acham que acabou por aí? NÃO! Meu amigo estava super feliz e resolveu pagar dois shots de Jagerbomb (mistura de energético com licor Jagermeister, vide esta imagem aqui) para cada um. Ou seja, estou com dor de cabeça até agora e não estudei NADA hoje (minhas provas começam no dia 14 já =S).

Vergonha, vergonha, vergonha. É só o que eu tenho a dizer de mim mesma. Mas botei na minha cabeça que vou fazer academia esse ano custe o que custar. Posso passar vergonha lá, não importa. Não quero que meu namorado venha me visitar aqui e encontre a mesma gordinha de quem ele se despediu chorando no aeroporto há quatro meses. Não queria fazer academia sozinha, mas tenho que parar de ficar dependendo dos outros para conseguir o que quero, pois só depende de mim!