sexta-feira, 18 de maio de 2012

O Começo



Ontem decidi mudar minha vida. Cheguei ao fundo do poço, e me senti envergonhada. Sei que não estou tão acima do peso assim, pelas minhas contas meu IMC é 28.9 (faz algum tempo que não me peso, acredito que estou com 74kg), o que (ainda) me deixa na faixa de sobrepeso. Mas eu preciso começar logo. Nunca cheguei a este peso antes, é o meu recorde. E cansei de dizer a mim mesma que vou começar, e então ficar adiando e me arrependendo depois.

Encontrei inspiração, como havia escrito na seção "Sobre", no Blog da Mah. Estava em casa a noite, entediada, devorando doces quando encontrei o blog dela. E lá também achei links para outros blogs, vários aliás, de mulheres que assim como eu estão determinadas a mudar. Foi aí que resolvi tomar coragem e começar de vez.

Vou manter este blog como maneira de me policiar. Assim junto o útil ao agradável, pois gosto muito de escrever para desabafar. Se alguém vai ler eu não sei, mas já é um passo manter registrado em algum lugar, assim não há como eu fugir rs.

Sei que vou ter que reformular muita coisa, mudar muitos hábitos. Antes reclamava que não tinha tempo, e de fato não tinha mesmo. A minha rotina trabalho-faculdade foi altamente responsável para o meu ganho de peso. Isso porque eu dormia muito pouco (em média 4h30 por dia) pois acordava cedo, e trabalhava em pé o dia inteiro - o que não significava exercício correto e me fazia sentir mais fome e ansiedade, e daí eu atacava os doces. Para piorar, eu chegava na faculdade muito cansada. E uma maneira de (tentar) me manter animada era comendo doces, ainda mais em época de provas, que eu me sentia muito nervosa (estudar engenharia não é nada fácil!).

Felizmente, depois de cinco anos nessa rotina maluca (sendo três na faculdade), eu finalmente pude largar meu emprego e dedicar-me à graduação. Mas, ao contrário do que eu havia dito a mim mesma e aos outros, eu não comecei a dieta e nem a fazer exercícios. Sinto-me envergonhada, e até enjoada de lembrar o quanto eu me afundei em doces durante esse tempo todo. Aliás, provavelmente essa é a razão pela qual eu venho sentido enjôos frequentes ultimamente: a má alimentação.

Na lista de hábitos a eliminar estão: a mania de toda vez que eu entro em um supermercado comprar um chocolate, ficar muito tempo sem comer (não por tentativa de emagrecer, é mania mesmo) e depois compensar a fome comendo um monte de besteira (pão, macarrão, bolacha, etc), não comer frutas e não beber água (não sei explicar, eu simplesmente não sinto sede(!!), comer muito rapidamente, não fazer exercícios (por preguiça) e por aí vai.

Por enquanto eu vou manter este blog no anonimato, porque eu sei a influência que as pessoas próximas exercem sobre mim. Não ia demorar muito para alguém comentar, tirando o sarro, que eu estou de dieta. Não quero ninguém me puxando pra baixo, mesmo que a pessoa não o faça propositalmente, mas qualquer comentário do tipo "ah, você está de dieta é?" acompanhado daquele típico sorrisinho já me desanima. Parece que a pessoa quer dizer "lá vai ela com outra dieta, não vai durar muito tempo".

Bom, é isso. Acabei de tomar café =) e tirei uma foto do que comi =). Ainda vou me pesar, aqui em casa mesmo. Vou postar tudo aqui, assim como as outras meninas, e controlar ao máximo o que eu como - a parte chata, contar calorias. Mas é um mal necessário =). Vamos lá! Comer para viver, e não viver para comer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário